segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tucanos: políticas de FH permitiram zerar dívida

Parlamentares do PSDB destacaram na última sexta-feira o papel do governo Fernando Henrique na conquista anunciada semana
passada pelo Banco Central: graças à política de responsabilidade fiscal iniciada na gestão tucana, o país zerou sua dívida externa pela primeira vez.

Para os tucanos, não deixa de ser irônico ver os petistas comemorarem o resultado de uma política que antes taxavam de “neoliberal”. “É inacreditável que celebrem isso como se fosse obra do governo petista. E mais: projeto neoliberal coisa nenhuma, mas sim modernização da economia e construção de uma economia de mercado competitiva”, assinalou o presidente do Instituto Teotônio Vilela, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES).

HERANÇA BENDITA – De acordo com a autoridade monetária, os ativos do governo e do setor privado no exterior superaram todo o endividamento brasileiro com outros países. Isso quer dizer que seria possível pagar a dívida de uma vez só, o que diminui a dependência do país em relação ao fluxo internacional de capitais. Vellozo Lucas apontou as reformas iniciadas nos anos 90, principalmente as levadas a cabo por FH, como responsáveis por essa conquista. “Começou lá atrás com a abertura da economia, depois vieram a renegociação da dívida, o Plano Real e a estabilização”, sustentou.

“Vencemos mais uma etapa do ajuste e das reformas da economia brasileira às quais o PT se opôs ferozmente e a isso batizou, de forma
pejorativa, de projeto neoliberal”, criticou o tucano.



Apesar dos avanços, segundo o parlamentar capixaba, o governo Lula paralisou uma agenda de reformas capaz de fazer frente aos principais problemas da economia brasileira. “Os desarranjos na política energética, os gargalos da infra-estrutura e o gasto excessivo de modo geral são marcas da atual gestão. O projeto de reforma tributária com o qual acenam é extremamente conservador e superficial”, observou.

Ministro da Educação no governo FH, o deputado Paulo Renato Souza (SP) destacou, para desgosto dos petistas, que o partido do presidente
Lula contribuiu com o que consideram “política neoliberal” ao manter as bases lançadas durante a administração tucana. “Não deixa de ser irônico: falavam da herança maldita e agora estão colhendo frutos. A melhora no perfil da dívida é resultado dos já 13 anos de política de estabilização. Isso é bom para o país”, analisou.


Fonte: PSDB

Nenhum comentário: